Posted by : Instituto Musart de Teresina quarta-feira, 17 de dezembro de 2008



Roda de São Benedito

Tradição de caráter religioso que acontece depois das rezas e do leilão. A roda é organizada com coreografias simples constituídas por volteios e ritmo bem marcado. Não é tão difundida como a roda de SÃO GONÇALO, mas a ela está relacionada, pois, sempre que se faz a RODA DE SÃO GONÇALO, faz-se também uma de SÃO BENEDITO.
Na RODA DE SÃO BENEDITO são formadas,duas fileiras em frente ao altar, uma de homens e a outra de mulheres, que fazem evoluções com coreografias pré-determinadas ou improvisadas. A RODA DE SÃO BENEDITO' não tem nada em comum com os festejos do santo, que acontecem no dia 06 de outubro. Tanto a roda de SÃO BENEDITO como a de SÃO GONÇALO são uma forma de agradecer aos santos por uma promessa válida. SÃO BENEDITO é dito como o padroeiro dos pretos.
SÃO GONÇALO, é padroeiro de Amarante, Regeneração e Batalha. É festejado no dia 01 de janeiro com a dança do pagode e com as RODAS DE SÃO GONÇALO, principalmente. A RODA DE SÃO GONÇALO, mesmo estando em extinção em algumas localidades, é dançada em várias regiões do Piauí, em especial no interior. SÃO GONÇALO é um Santo Violeiro, de caráter litúrgico-religioso, e é da ordem dos frades beneditinos. Por ser um dos mais populares no interior do Estado, é muito querido pelas moças solteiras que estão à procura de um marido. Dizem que este santo era muito cuidadoso em promover casamentos, daí a fervorosa devoção das solteiras com o santo milagroso.

Formação da roda

Primeiro é feito o leilão, com jóias doadas pela comunidade, e só depois se' faz duas fileiras, uma de homens e a outra de mulheres, se posiciona em frente ao altar, movimentando-se ora em forma de círculo, ora em forma de cruzeiro e, sempre reverenciando e beijando o santo. Esta manifestação é feita quando uma promessa pedida por um devoto ou não do santo é válida e este oferece jornadas ao santo, que variam de doze a quinze. O devoto assiste a todas as jornadas sentado com o santo sobre a cabeça ou, às vezes, dança todas as jornadas sem descanso.
O aro do altar é todo enfeitado com frutas, bolos, flores, ramos e velas, além do santo. Quando termina todo ritual, pessoas que assistiam ou mesmo que dançaram, ajudam a retirar todos os enfeites do altar, oferecendo-os a um outro leilão, aproveitando assim para fazer um pedido ao santo. Geralmente o dono(a) arremata os bolos e oferece a todos com café, chá e suco.

One Response so far.

  1. O IMT está sempre valorizando os artistas não valorizados pela grande mídia, por exemplo, temos o Mestre Beija que foi um sanfoneiro muito famoso aqui no Piauí e chegou a tocar várias vezes com o rei do baião. Brevimente estamos lançando seu primeiro dvd com a dança de São Gonçalo e um show autoral deste grande artísta piauiense de 84 anos de idade, que mesmo deficiente visual aprendeu a tocar autodidaticamente.

- Copyright © IMT - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -